Não se Iluda, Não - Isabela Freitas

"Se eu pudesse deixar um conselho para a posteridade, sabe, só um, com certeza seria: não se preocupe. Tudo vai dar certo. Ou errado. E o errado às vezes é o certo. A vida tem maneiras estranhas de nos mostrar do que precisamos e, muitas vezes, não precisamos daquilo que acreditamos precisar. Compliquei demais? Você vai se decepcionar com as pessoas que mais admira. Elas vão virar as costas quando você mais precisar, acredite. Já aconteceu comigo, com sua mãe, sua vizinha, e tenho certeza de que você é a próxima. Pessoas de verdade estão cada vez mais raras. E procurar essas pessoas não é o mesmo que procurar uma roupa do seu tamanho num shopping lotado. Você até pode achar uma roupa que sirva, mas ela precisa durar a vida inteira, entende? Você vai tirar notas ruins mesmo após noites insones em cima dos cadernos e sem ter faltado a uma aula sequer daquela matéria. Sua mãe, um dia, vai chegar cansada do trabalho e dizer que você não faz por merecer a vida que tem. Vai gritar sem motivo algum e depois agir como se nada tivesse acontecido. Normal. Também vai ter o dia em que você vai pegar seu namorado beijando sua melhor amiga enquanto você vai ao banheiro. Ah, não acredita? Pois acredite. Nesse dia você vai virar alguns drinques e fazer feio na frente de toda a cidade. Vai fingir não se importar e sentir um nó na garganta que não se desfaz por nada. No fim da noite, vai ser o momento de chorar abafando o som com o travesseiro. Mas, depois de algum tempo, você vai ficar bem, garanto. Preciso avisar também sobre o dia em que você vai se apaixonar perdidamente por alguém e se esforçar muito para que esse alguém seja feliz ao seu lado. Vai dar seus melhores sorrisos, vestidos e versos. E, adivinha? Não vai ser valorizada. Vai insistir e desistir por dezenas de vezes, o que é natural, porque não gostamos de 'deixar pra lá' e sempre achamos que ainda há uma solução. Bem, sinto dizer: alguns problemas não querem ser solucionados. Você também pode encontrar alguém que seja perfeito para você e, numa certa hora, se dar conta de que o imperfeito sempre a atraiu muito mais. Fazer o quê? Você vai ser demitida do trabalho a que tanto se dedica, vai ouvir ofensas de quem nem te conhece, vai ser maltratada no seu restaurante favorito, vai ser despejada do apartamento, vai tomar um tombo no meio da rua, vai pintar o cabelo e se arrepender, vai quebrar o celular que nem acabou de pagar, vai ouvir desaforo da sogra, vai ficar doente e ter que ser internada, vai descobrir que aquela amiga 'tão querida' nunca quis o seu bem, vai passar um feriado em casa enquanto seus amigos se divertem na praia, vai dizer um 'eu te amo' e escutar apenas um 'eu também', vai descobrir que é impossível fazer sempre o certo e agradar a todos, vai perceber que erros não passam despercebidos e que as pessoas vão sempre julgar. Vai se contradizer, quebrar a cara, o coração, a alma. Mas vai entender que, no final, tudo tem um propósito."



Confesso que resenhar esse livro é um desafio enorme. Não é um livro comum, com as histórias incríveis, mas as quais estamos acostumados. O livro da Isabela é diferente por vários motivos, o principal deles é de se aproximar tanto da sua vida como nenhum outro é capaz. Será ela uma junção de Caio Fernando de Abreu, Clarice Lispector e Tati Bernardi?! HAHAHA

Faz um tempinho que li o primeiro livro da Isabela, e já li tanto depois que a história não estava tão fresca na memória, mas logo nas primeiras páginas me lembrei do porque havia amado aquele primeiro livro!

Que conselheira e que amiga ela é! Quase como aquele amigo imaginário junto com a voz da nossa consciência! A verdade é que a Isabela escreve de coração e com o coração, por isso consegue ser tão próxima da gente, mesmo que nem sequer saiba da nossa existência!

E mais uma vez ela me conseguiu me emocionar e arrancar sorrisos através de suas palavras. E puxa, como eu torço pelo Pedro!!

Outra coisa que amo nos livros da Isabela é o desing. Cara, mesmo se o livro fosse horrível, juro que compraria só pelas capas, são maravilhosamente incríveis,  por isso que amo a Intrínseca de coração, uma das melhores editoras do mundo!!

Quem ainda não conhece a obra da Isabela, vale a pena galera! É uma leitura gostosa, que dá para ser feita em algumas horas se você quiser! Ela é incrível, e com certeza vai fazer você se identificar em alguma coisa durante suas palavras!



Quotes:


Observei todos aqueles rabiscos na porta enquanto soluçava e me perguntei quando as coisa começaram a ficar tão difíceis assim.
E quando se trata de sonhos devemos ir até o fim. Mesmo que no caminho percamos um pouco da força e tudo pareça inútil, a ponto de acharmos que não faz diferença.
E sabe o que é pior? O pior não é ser humilhada de todos os modos nem se sentir no subsolo do mundo. O pior é tudo isso acontecer de uma vez só e não existir sequer uma pessoa para te resgatar e estender as mãos.
A dor nos mostra que estamos aqui e que precisamos superar todos os problemas para, assim, seguirmos mais fortes. 
Portão fechado não é convite para novidades.
Por mais que nos digam que conforme os anos passam crescemos e nos sentimos como adultos confiantes e cheios de si, eu sempre vou ser aquela menininha que meus pais deixaram na porta da escola no primeiro dia de aula. Com uma mochila rosa da Barbie nas costas, muitos sonhos no coração e uma imensidão de dúvidas e inseguranças. 
Mulher é tudo igual, só muda a paranoia. 
A maior parte da nossa vida é uma série de imagens. Elas passam pela gente como cidades numa estrada. Mas, algumas vezes, um momento congela e algo acontece. Nós sabemos que esse instante e todas as partes dele viverão para sempre.
Coração também deixa de acreditar. Tem vontade própria.
Eu perdoo. Perdoo porque também já precisei de perdão um dia. Porque vou precisar de perdão ao longo da vida. Nós, seres humanos, estamos suscetíveis ao erro. Eu erro, você erra, e seria muita hipocrisia da minha parte descartar alguém no primeiro erro cometido.
A verdade é que devemos procurar pessoas que nos façam sentir vivos. Que nos façam sentir o sangue pulsar nas veias. Que nos façam querer rodopiar ao som do silêncio da noite. Devemos procurar pessoas que nos tragam a sensação de corrente elétrica percorrendo o corpo. Aquela pessoa, única, que é capaz de acender um fogo com apenas uma faísca. É essa.




Título: Não se iluda, não
Autor: Isabela Freitas
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580577686

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger